Dia
da Educação
A Educação é um
fenômeno multidimensional, conforme aprendemos com a epistemologia do
Pensamento Complexo. O que significa dizer que é um fenômeno humano constituído
de diversas e diferentes dimensões, tais como: histórica, geográfica, cultural,
política, legal, econômica, científica, as quais concorrem para seu
desenvolvimento e manutenção no quadro de uma dada sociedade.
A Educação é uma
manifestação que engloba, não só, a docência (o professor/a), o/a estudante, a
escola e as famílias (recursivamente falando), mas, a sociedade como um todo
(complexus). É preciso superarmos a concepção reducionista, simplificadora que concebe
a Educação, apenas, na relação complexa entre docente e o aprendente. Esta
relação é uma “parte” de todo (sistêmico-organizacional) um processo complexo e
multidimensional de que falamos acima.
No Brasil, a Educação,
ainda, não é um bem público de valor e valorizado. No século XXI, a sociedade brasileira
ainda não incorporou na sua vivência cidadã a importância da Educação, enquanto
instância social e civilizacional importante para o desenvolvimento social,
cultural, científico e tecnológico do país.
É fundamental que
tenhamos políticas públicas perenes comprometidas com a Educação das novas
gerações de brasileiros (as). Mas, também, é fundamental que a sociedade, que a
comunidade integre no seu cotidiano a compreensão e a necessidade de que a
Educação é um patrimônio inegociável da sociedade. Decorre daí, então, que
saibamos separar o joio do trigo, ou seja, que saibamos escolher os
representantes da população que tenham um comprometimento ético e verdadeiro
com as demandas históricas da Sociedade brasileira.
Precisamos, ainda, que
a Sociedade brasileira (sociedade civil organizada) se oponha pelas vias
republicanas e institucionais às políticas oportunistas de momento que só tem
atrasado o nosso desenvolvimento enquanto país. Quem educa a sociedade?
Só teremos uma efetiva
valorização da Educação no Brasil quando a sociedade civil organizada e
representativa praticar e garantir que a Escola/Universidade sejam compreendidas/acolhidas/valorizadas
como um bem público fundamental da República para o desenvolvimento do país,
formando com qualidade (epistemológica, pedagógica e profissional) as novas
gerações com vistas a nossa sobrevivência e dignidade enquanto Nação.
A grande valorização
que precisamos para a Educação brasileira é que: a sociedade no seu conjunto se
convença, não apenas no discurso, mas na prática cotidiana de que temos que ter
políticas públicas perenes que possibilitem efetivamente uma
Escola/Universidade de qualidade técnica e pedagógica. Políticas que envolvam e
comprometam a sociedade civil organizada e representativa, ao mesmo tempo que
esta precisa estar presente no acompanhamento e fiscalização da execução
(perene) das políticas públicas que devem ser de Estado.
Se a Sociedade Civil no
seu conjunto não se convencer definitiva e efetivamente de que a Educação é um
bem fundamental para a cidadania sob seu aspecto complexo e multidimensional,
não teremos futuro, seja na economia, na ciência, na cultura, na família, na
segurança e na política.
Curitiba, 28/04/2025
Prof. Titular Dr.
Ricardo Antunes de Sá
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