Dia da Educação

 

A Educação é um fenômeno multidimensional, conforme aprendemos com a epistemologia do Pensamento Complexo. O que significa dizer que é um fenômeno humano constituído de diversas e diferentes dimensões, tais como: histórica, geográfica, cultural, política, legal, econômica, científica, as quais concorrem para seu desenvolvimento e manutenção no quadro de uma dada sociedade.

A Educação é uma manifestação que engloba, não só, a docência (o professor/a), o/a estudante, a escola e as famílias (recursivamente falando), mas, a sociedade como um todo (complexus). É preciso superarmos a concepção reducionista, simplificadora que concebe a Educação, apenas, na relação complexa entre docente e o aprendente. Esta relação é uma “parte” de todo (sistêmico-organizacional) um processo complexo e multidimensional de que falamos acima.

No Brasil, a Educação, ainda, não é um bem público de valor e valorizado. No século XXI, a sociedade brasileira ainda não incorporou na sua vivência cidadã a importância da Educação, enquanto instância social e civilizacional importante para o desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico do país.

É fundamental que tenhamos políticas públicas perenes comprometidas com a Educação das novas gerações de brasileiros (as). Mas, também, é fundamental que a sociedade, que a comunidade integre no seu cotidiano a compreensão e a necessidade de que a Educação é um patrimônio inegociável da sociedade. Decorre daí, então, que saibamos separar o joio do trigo, ou seja, que saibamos escolher os representantes da população que tenham um comprometimento ético e verdadeiro com as demandas históricas da Sociedade brasileira.

Precisamos, ainda, que a Sociedade brasileira (sociedade civil organizada) se oponha pelas vias republicanas e institucionais às políticas oportunistas de momento que só tem atrasado o nosso desenvolvimento enquanto país. Quem educa a sociedade?

Só teremos uma efetiva valorização da Educação no Brasil quando a sociedade civil organizada e representativa praticar e garantir que a Escola/Universidade sejam compreendidas/acolhidas/valorizadas como um bem público fundamental da República para o desenvolvimento do país, formando com qualidade (epistemológica, pedagógica e profissional) as novas gerações com vistas a nossa sobrevivência e dignidade enquanto Nação.

A grande valorização que precisamos para a Educação brasileira é que: a sociedade no seu conjunto se convença, não apenas no discurso, mas na prática cotidiana de que temos que ter políticas públicas perenes que possibilitem efetivamente uma Escola/Universidade de qualidade técnica e pedagógica. Políticas que envolvam e comprometam a sociedade civil organizada e representativa, ao mesmo tempo que esta precisa estar presente no acompanhamento e fiscalização da execução (perene) das políticas públicas que devem ser de Estado.

Se a Sociedade Civil no seu conjunto não se convencer definitiva e efetivamente de que a Educação é um bem fundamental para a cidadania sob seu aspecto complexo e multidimensional, não teremos futuro, seja na economia, na ciência, na cultura, na família, na segurança e na política.

Curitiba, 28/04/2025

Prof. Titular Dr. Ricardo Antunes de Sá


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