O
que é um Doutorado e o que se espera de um Doutor?
O doutorado é um curso
Stricto Sensu com duração de 4 anos no qual o/a pesquisador/a vai dedicar-se,
com auxílio de seu orientador, a uma investigação acadêmica inédita sobre o
campo de conhecimento científico escolhido. No curso, estará vinculado ao grupo
de pesquisa de seu orientador que deverá estar certificado pelo CNPq. Dentre as
atribuições exigidas do/a doutorando/a esta: participação em reuniões de
estudos, apresentação de trabalhos acadêmicos em eventos e publicação de
artigos em revistas credenciadas e creditadas, bem como, se comprometer com as
atividades relacionadas ao grupo de pesquisa de seu orientador. Disto, exigirá
do/a doutorando/a disciplina, disciplina e disciplina.
O
que se espera de um doutorado?
Que o/a pesquisador/a
contribua com sua investigação para a área do conhecimento científico à qual
está vinculado. Um doutorado realizado numa Instituição de Ensino Superior
Pública implica, portanto, numa responsabilidade ética e profissional por parte
do/a pesquisador/a, sobretudo, porque o curso é financiado pelo Estado e, este
é custeado pelos impostos do conjunto da população brasileira. A história
vulgarizada de que o “gratuito” não tem custo, é uma “fake news” que se
perpetua de geração a geração. O “gratuito” não existe. O ensino superior
público é mantido pelos impostos pesados recolhidos pelo Estado junto à
população brasileira economicamente ativa.
O
que se espera de um doutor/a?
Espera-se que ele/ela,
após 4 anos de estudos e pesquisas, possa devolver à sociedade os conhecimentos
sistematizados cientificamente para a mesma sociedade que lhe garantiu a
oportunidade de estudar no topo do ensino superior brasileiro. No campo da
Educação, espera-se que o doutor/a em Educação contribua para a melhoria e para
a qualidade da Educação básica, em relação às práticas de professores, gestores,
coordenadores pedagógicos, bem como em relação às políticas públicas
educacionais nos três níveis de ensino. Espera-se ainda que o doutor/a em
Educação venha a contribuir em nível do Ensino Superior epistemologicamente com
a área da Educação, sobretudo com a formação cientifica e pedagógica de
professores/as que atuarão na Educação básica.
O
que o orientador espera do seu/sua doutorando/a?
Após 4 anos de
convivência e estudos mútuos, o orientador espera que seu/sua parceiro/a de
pesquisa/estudos possa dar continuidade epistêmica e pedagógica no seu espaço
de atuação profissional, compartilhando saberes, desenvolvendo projetos a
partir da gama de leituras, pesquisas e estudos amealhados arduamente ao longo
dos 4 anos de doutorado, os quais precisam retornar à sociedade para que,
efetivamente, possamos contribuir (retribuir) para o desenvolvimento científico,
tecnológico, cultural, político, educacional e ético da população brasileira.
Curitiba,
01 de maio de 2025.
Prof.
Titular Dr. Ricardo Antunes de Sá
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