O que é um Doutorado e o que se espera de um Doutor?

O doutorado é um curso Stricto Sensu com duração de 4 anos no qual o/a pesquisador/a vai dedicar-se, com auxílio de seu orientador, a uma investigação acadêmica inédita sobre o campo de conhecimento científico escolhido. No curso, estará vinculado ao grupo de pesquisa de seu orientador que deverá estar certificado pelo CNPq. Dentre as atribuições exigidas do/a doutorando/a esta: participação em reuniões de estudos, apresentação de trabalhos acadêmicos em eventos e publicação de artigos em revistas credenciadas e creditadas, bem como, se comprometer com as atividades relacionadas ao grupo de pesquisa de seu orientador. Disto, exigirá do/a doutorando/a disciplina, disciplina e disciplina.

O que se espera de um doutorado?

Que o/a pesquisador/a contribua com sua investigação para a área do conhecimento científico à qual está vinculado. Um doutorado realizado numa Instituição de Ensino Superior Pública implica, portanto, numa responsabilidade ética e profissional por parte do/a pesquisador/a, sobretudo, porque o curso é financiado pelo Estado e, este é custeado pelos impostos do conjunto da população brasileira. A história vulgarizada de que o “gratuito” não tem custo, é uma “fake news” que se perpetua de geração a geração. O “gratuito” não existe. O ensino superior público é mantido pelos impostos pesados recolhidos pelo Estado junto à população brasileira economicamente ativa.

O que se espera de um doutor/a?

Espera-se que ele/ela, após 4 anos de estudos e pesquisas, possa devolver à sociedade os conhecimentos sistematizados cientificamente para a mesma sociedade que lhe garantiu a oportunidade de estudar no topo do ensino superior brasileiro. No campo da Educação, espera-se que o doutor/a em Educação contribua para a melhoria e para a qualidade da Educação básica, em relação às práticas de professores, gestores, coordenadores pedagógicos, bem como em relação às políticas públicas educacionais nos três níveis de ensino. Espera-se ainda que o doutor/a em Educação venha a contribuir em nível do Ensino Superior epistemologicamente com a área da Educação, sobretudo com a formação cientifica e pedagógica de professores/as que atuarão na Educação básica.

O que o orientador espera do seu/sua doutorando/a?

Após 4 anos de convivência e estudos mútuos, o orientador espera que seu/sua parceiro/a de pesquisa/estudos possa dar continuidade epistêmica e pedagógica no seu espaço de atuação profissional, compartilhando saberes, desenvolvendo projetos a partir da gama de leituras, pesquisas e estudos amealhados arduamente ao longo dos 4 anos de doutorado, os quais precisam retornar à sociedade para que, efetivamente, possamos contribuir (retribuir) para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, político, educacional e ético da população brasileira.

Curitiba, 01 de maio de 2025.

Prof. Titular Dr. Ricardo Antunes de Sá

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