Linhas de Pesquisa:

1 - Formação do Professor e Pedagogo, Práticas Pedagógicas e o Pensamento Complexo:
A cientificidade da Pedagogia. Os pressupostos teóricos e metodológicos do Pensamento Complexo. Diálogo epistêmico entre a Ciência Pedagógica e os Princípios Cognitivos do Pensamento Complexo. Docência e aprendizagem nas áreas do conhecimento à luz do pensamento complexo. As implicações epistemológicas, políticas, pedagógicas para a formação e prática do professor e pedagogo.

Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá

Prof.ª Dr.ª Ettiène Cordeiro Guérios

Prof.ª Dr.ª Eliane C. Alves Precoma

2 – Formação, Práticas Pedagógicas e Cibercultura:
As tecnologias e mídias digitais na escola, considerando os aspectos sociais, tecnológicos, científicos, políticos, pedagógicos e culturais da contemporaneidade. A Cibercultura do ponto de vista pedagógico e complexo, nas suas relações e interrelações com a escola contemporânea e com as práticas do pedagogo e do professor.
Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá

3 – Didática na Complexidade e suas Práticas Pedagógicas:

Práticas pedagógicas escolares e não-escolares na perspectiva da complexidade. Formação de professores e pedagogos.  Didática como processo de autoria, autonomia e invenção. Os sujeitos da prática pedagógica e suas multidimensionalidades.

Prof.ª Dr.ª Eliane C. Alves Precoma

Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá

4- Pedagogia Social: Os sujeitos e suas multidimensionalidades

Epistemologia da pedagogia social, suas práticas e o pensamento complexo. Pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social em diferentes processos do ciclo vital. Formação de educadores e pedagogos sociais. Pedagogia dos sonhos e projetos de vida, redes de proteção, atenção e apoio. Protagonismo infanto-juvenil e familiar, resiliência pessoal e comunitária.

Prof.ª Dr.ª Araci Asinelli-Luz

Prof.ª Dr.ª Evelcy Monteiro Machado


Prof.ª Dr.ª Eliane C. Alves Precoma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog