Linhas de Pesquisa:
1
- Formação do Professor e Pedagogo, Práticas Pedagógicas e o Pensamento
Complexo:
A
cientificidade da Pedagogia. Os pressupostos teóricos e metodológicos do
Pensamento Complexo. Diálogo epistêmico entre a Ciência Pedagógica e os
Princípios Cognitivos do Pensamento Complexo. Docência e aprendizagem nas áreas
do conhecimento à luz do pensamento complexo. As implicações epistemológicas,
políticas, pedagógicas para a formação e prática do professor e pedagogo.
Prof. Dr. Ricardo
Antunes de Sá
Prof.ª Dr.ª Ettiène
Cordeiro Guérios
Prof.ª Dr.ª Eliane C.
Alves Precoma
2
– Formação, Práticas Pedagógicas e Cibercultura:
As tecnologias e mídias
digitais na escola, considerando os aspectos sociais, tecnológicos,
científicos, políticos, pedagógicos e culturais da contemporaneidade. A Cibercultura
do ponto de vista pedagógico e complexo, nas suas relações e interrelações com
a escola contemporânea e com as práticas do pedagogo e do professor.
Prof.
Dr. Ricardo Antunes de Sá
3 – Didática na
Complexidade e suas Práticas Pedagógicas:
Práticas pedagógicas escolares e não-escolares
na perspectiva da complexidade. Formação de professores e pedagogos. Didática como processo de autoria,
autonomia e invenção. Os sujeitos da prática pedagógica e suas
multidimensionalidades.
Prof.ª Dr.ª Eliane C. Alves Precoma
Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
4- Pedagogia Social:
Os sujeitos e suas multidimensionalidades
Epistemologia
da pedagogia social, suas práticas e o pensamento complexo. Pessoas em situação
de vulnerabilidade pessoal e social em diferentes processos do ciclo vital. Formação
de educadores e pedagogos sociais. Pedagogia dos sonhos e projetos de vida, redes
de proteção, atenção e apoio. Protagonismo infanto-juvenil e familiar,
resiliência pessoal e comunitária.
Prof.ª Dr.ª Araci
Asinelli-Luz
Prof.ª Dr.ª Evelcy
Monteiro Machado
Prof.ª Dr.ª Eliane C. Alves Precoma
Comentários
Postar um comentário